![]() | Curiosidades da Harpa |
A primeira edição da harpa cristã foi lançada na Inglaterra em 1855 e possuía 10 salmos e 17 hinos.
Ela só foi usada no Brasil pela primeira vez no ano de 1861.
Em 1917, o Missionário Sueco Gumar Vingren, fundador das Assembléias de Deus juntamente com Daniel Berg, montou um caderno particular de hinos com letra e música. Tinha 24 hinos, 10 com letra em inglês e 14 com letra em sueco.
Na Harpa Cristã, temos hinos para todas as ocasiões, desde o nascimento até a morte, sobre Jesus Cristo, Espírito Santo, Deus Pai, vida Cristã, cultos públicos, vida futura, admoestações, entre outros assuntos.
A primeira versão brasileira possuía 50 títulos: 18 salmos e 32 hinos.
Foi a primeira coletânea de hinos lançada em língua portuguesa no Brasil.
Antes de seu lançamento na Inglaterra, ela era chamada de "Salmos e Hinos" e havia sido organizada pelo Dr. Robert Kalley e por Sarah Poulton Kalley.
Foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja. Sendo lançada em 1999 a Harpa Cristã Ampliada.
Alguns hinos da Harpa possuem somente o nome do Tradutor e não do compositor.
Autores cegos: Fanny Jane Crosby e George Matheson
A mais nova autora de hinos: Anna Louisa Walker Coghill, 18 anos. Escreveu o hino 388, Canta Ó crente, cujo título original é: Work, For The Night Is Coming, em 1854.
A mais idosa autora de hinos: Fanny Jane Crosby, 95 anos. - Um dia antes de morrer escreveu seu último hino para consolar sua vizinha que havia perdido um filho.
A mais prolífica autora de hinos: Fanny Jane Crosby (Mais de 8.000 hinos)
O mais prolífico tradutor de hinos: Paulo Leivas Macalão. Na Harpa Cristã encontramos pelo menos 244 hinos que levam suas iniciais. Foi também autor, compositor e músico atuante pelas igrejas por onde passou. Participou ativamente da compilação e elaboração dos hinos da Harpa Cristã.
Melodias (música) que são hinos nacionais de países:
1) Hino Nacional Alemão. O hino número 40, A cidade do bom Deus, tem a letra da canção alemã: Einigkeit und Recht undFreiheit/Für das Deutsche Vaterland" (Unidade e justiça e liberdade / Pela Pátria Alemã), que é Das Lied der Deutschen (A Canção dos Alemães) ou Deutschlandlied. A Melodia foi escrita por Josef Haydn, em 1797.
2) Hino Nacional Inglês. Na Harpa Cristã encontramos o hino 185-Invocação E Louvor, que já fazia parte da 4ª Edição do Hinário Salmos e Hinos (1919), sob o número 509, com o mesmo título, e letra de A.H.S.(Alfredo Henrique da Silva). A melodia desse hino foi retirada do Hino Nacional Inglês "God Savethe Queen".
3) Hino Nacional das Ilhas Fiji: Meda Dau Doka ou God Bless Fiji é o hino nacional das Ilhas Fiji. A música resultou da adaptação de um hino de 1911, de Charles Austin Miles intitulado "Dwelling in Beulah Land", que é o hino 212 da Harpa Cristã: "Os Guerreiros Se Preparam". A letra e a música resultante foram compostas por Michael Francis Alexander Prescott e adotadas após a independência, em 1970. A letra em inglês e em fijiano não são traduções mútuas, tendo,até, poucas semelhanças.
Harpa Cristã com 400 hinos: Em 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos.
Harpa Cristã com música: Em 1937, a Convenção Geral das Assembléias de Deus, reunida em São Paulo, nomeou uma comissão para editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música. Desta comissão faziam parte: -Emílio Conde Samuel Nystrom -Paulo Leivas Macalão -John Sorhein Nils Kastberg. Neste empreendimento, também tomou parte ativa o Dr. Carlos Brito.
A Harpa Cristã com 524 hinos: Com o passar do tempo, outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial atingisse 524 hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã. Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional.
A Harpa Cristã Atualizada: Em 1979, mediante proposta apresentada pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembléia Geral da CGADB reunida em Porto Alegre, naquele ano, nomeou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã. A comissão era formada pelos seguintes Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto, e João Pereira.
Nesta empreitada, também tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras. Lançada em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tonando-a mais viva e participativa em nossas reuniões.
A Harpa Cristã Ampliada: Tendo em vista as necessidades de nossa igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza, compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. E, assim, foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja. A Harpa Cristã Ampliada, lançada em 1999, representa mais um avanço da já riquíssima hinódia pentecostal.
Alguns Compositores da Harpa Cristã:
- Paulo Leivas Macalão: 246 hinos
- José T. de Lima: 24 hinos
- Domingos Lins: 6 hinos
- Ernesto Wootton: 6 hinos
- José Rodrigues: 6 hinos
- Samuel Nystrom: 13 hinos
- Almeida Sobrinho: 20 hinos
- Otto Nelson: 6 hinos
- Joel Carlson: 7 hinos
- Hedwing Elisabeth Nordlund: 5 hinos
- Emilio Conde: 17 hinos
- Frida Vingren: 22 hinos
- H. Max Well Wrigth: 49 hinos
- Autor Desconhecido: 27 hinos
Hino N°4: "Deus Velará Por Ti"
Esse hino nos encoraja pelo simples fato de termos plena consciência que Deus cuida de nós e promete estar conosco cada momento. A letra foi escrita por Civila Durfee Martim e a música foi composta pelo seu marido, o Pastor Walter Stillmam Martim. O Pastor foi convidado a pregar numa vila distante, mas, a senhora Martim ficou doente e o Pastor pensou em declinar do convite, e enquanto discutiam se deveria ir ou não, seu filho disse: "Pai, você não acha que se Deus quer que você vá pregar hoje, Ele pode cuidar da mamãe enquanto você não estiver aqui?"
Diante dessa afirmação do filho, o Pastor foi pregar, quando retornou, encontrou sua esposa bem melhor. Ela havia escrito um hino baseado nos fatos ocorridos, e o Pastor não levou mais do que uma hora para improvisar a melodia.
Hino N°16: "Posso Tendo as Mãos Vazias"
Charles Luther ouviu o Reverendo Upham contar a estória de um homem que estava para morrer. Fazia apenas um mês que aquela pessoa era crente e estava muito triste porque teve pouquíssimo tempo pra servir ao Senhor. Ele disse: "Não tenho medo de morrer, Jesus me salva agora. Mas, devo ir de mãos vazias?"
Este acontecimento deu origem ao hino. Stebbins compôs a melodia e Luther escreveu o texto.
Hino N°33: "Com Tua Mão"
A descrição como surgiu a inspiração deste hino, em 1879, não pode ser melhor do que nas próprias palavras da sua autora, que perdeu a visão com apenas seis semanas de vida, Fanny Crosby: "Antes de eu escrever este hino, tudo parecia triste pra mim, assim, na minha fraqueza humana, eu clamei em oração: 'Querido Senhor, segura a minha mão'. Instantaneamente, a mais doce paz, voltou ao meu coração, brotou como um cântico de um hino".
Hino N°144: "Vem à Assembléia de Deus"
Escrito por Paulo Leivas Macalão, é o hino oficial da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e símbolo da Igreja.
Em fevereiro de 2011, partiu para as moradas celestiais, o Pastor José Pimentel de Carvalho. Líder da Assembléia de Deus em Curitiba, desde 1962. Foi autor de dois hinos da Harpa Cristã: "Calvário, Revelação de Amor", n°541 e "Na Jornada Para o Céu", n°620.
A melodia do hino n°185: "Invocação e Louvor" foi retirada do Hino Nacional Inglês: "God Save the Queen"
A melodia do hino n°212: "Os Guerreiros se Preparam" foi retirado do Hino Nacional das Ilhas Fiji.
A Letra do hino n°40: "A Cidade do Bom Deus" foi retirado da Canção Alemã: "Einigueit Und Recht Und Freiheit"
Hino N°84: "O Grande Eu Sou"
O autor deste hino é Edgar Page Stites, descreveu em detalhes, tudo o que viveu durante os momentos de inspiração:
"Escrevi 'Beulah Land' (O Grande Eu Sou), em 1876. Eu só consegui escrever dois versos e o coro, depois fui vencido e caí sobre o meu rosto. Era um dia de Domingo. No Domingo seguinte escrevi o terceiro e o quarto versos, quando então, fui dominado pela emoção e eu só conseguia orar e chorar".
Hino N°111: "Que Mudança"
MacDaniel escreveu este hino em 1914, depois da morte prematura de seu filho Hershel, como expressão de fé. A melodia foi escrita no mesmo ano, por Charles H. Gabriel.
Hino N°48: "O Dia do Triunfo"
Durante um culto de consagração, cada membro respondia a chamada com um versículo bíblico, uma garota deixou de responder. Mais duas vezes a chamada foi repetida, porém sem resposta. Isso foi tão marcante para o professor da Escola Dominical James Black que ele não podia parar de pensar.
Quando voltou para casa o professor pensou como seria muito triste se nossos nomes fossem lidos no Livro da Vida do Cordeiro, lá no céu, e não estivéssemos presentes. Ficou muito intrigado, pois não havia qualquer hino que pudesse expressar uma situação como aquela, nitidamente, ouviu dentro de si, a frase: "Porque não faz, você mesmo?", diante disso começou a escrever, em menos de 15 minutos nasceu a melodia. Foi para o piano e tocou a música.
Hino N°187: "Mais Perto Quero Estar"
Um dos mais conhecidos em todo o mundo foi escrito por Sarah Flower Adams, em 1841, ela ficou tão impressionada com a história relatada no livro de Gênesis, no capítulo 28, sobre a visão de Jacó, da escada que alcançava o céu, e os anjos subiam e desciam por ela, inspirada nesta passagem bíblica, resolveu escrever este hino.
É impossível esquecer o terrível desastre com o grande Transatlântico "Titanic", nos primeiros anos deste século. Mais de mil vidas se perderam naquela ocasião.
E contam que, quando o grande navio estava afundando, tinha-se a impressão de que ia haver um pânico geral; porém, a Orquestra de bordo começou a tocar o hino: "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti...", e, imediatamente, foi presenciado um espetáculo comovedor: Os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia afundando!
A CPAD preocupada em estimular o Louvor entre o povo de Deus, resolveu gravar uma coleção intitulada: "Coleção Harpa Cristã Instrumental", com 12 Cds instrumentais.
A gravadora Som e Louvores também lançou em 2008 uma coleção dos primeiros 400 hinos da Harpa Cristã cantados por coral, incluindo play back. Uma pena que esse trabalho maravilhoso ficou incompleto. A gravadora desde então não manisfestou interesse em completar a obra com os demais hinos.
Hinos clássicos da nossa Harpa Cristã que podem ser tocados tanto nas igrejas como acompanhamento no Cântico congregacional, como também podem servir de inspiração aos mais apurados ouvidos que amam a boa música instrumental.
Um material feito com carinho e dedicação, gravados com orquestra e com arranjos elaborados pelos maiores maestros da música evangélica brasileira da atualidade com: Alexandre Brasolim, Misael Passos, Misael Passos Júnior, Ezequiel Matos, Ronaldo de Oliveira e Gilberto Massambani.
A Patmos Music também reuniu os melhores louvores interpretados pelos cantores da Patmos Music no Cd: "Clássicos da Harpa Cristã". Neste Cd foram escolhidos belos hinos que tem deixado marcas positivas na História do povo de Deus e na vida pessoal de muitos Cristãos.
No Cd "Pentecostes", gravado em 1999, temos uma coletânea de vários hinos da Harpa Cristã entoados por um belo coral orquestra. Hinos como: Teu Espírito Vem Derramar, Poder Pentecostal, Fogo Divino, Um Povo Forte, O Dom Celeste. O Bom Consolador, Senhor Manda Poder, Ó Vem senhor e Habita, Deus é o Mesmo, Imploramos Teu Poder e Jesus no Monte da Ascensão.
Assista o vídeo dos 90 anos da Harpa Cristã, no ano de 2012, gravado pela CPAD, órgão responsável pela Harpa Cristã no Brasil:
Raridade vídeo do Hino 196 da Harpa Cristã, cantado por Daniel Berg, Uma Flôr Gloriosa
Autor cuja história de vida impressiona pela sua natureza peculiar:- Daniel de Marbelle-(Dion de Marbelle)
O autor e compositor do hino 206 - O Clarim Nos Alerta, nasceu no dia 4 de julho de 1818 na cidade de Sevilha, França. Faleceu no dia 18 de dezembro de 1903 em Elgin, Ilinois, onde se encontra enterrado no cemitéio de Bluff City. Trabalhou em navio baleeiro no início de 1800.
Depois foi para o Corpo de Fuzileiros americanos e atuou como percussionista de uma Companhia durante a Guerra Civil Mexicana (1847). Também foi músico militar durante a Guerra Civil Americana, tendo participado da 6ª Unidade de Infantaria de Michigan. Em seguida, fez uma turnê pelos Estados Unidos atuando como músico e ator numa companhia de ópera. Mais tarde, organizou sua própria companhia teatral. Dizem até que quando foi convidado por Bailey (do grupo Barnum e Bailey), ele se tornou o palhaço número um do circo. Posteriormente, possuiu seu próprio circo, porém, veio a perder tudo durante um incêndio, quando realizava uma turnê pelo Canadá.
Depois auxiliou Buffalo Bill na organização do seu famoso Wild West Show (Espetáculo do velho oeste). De Marbelle era muito habilidoso com os instrumentos, por isso, era capaz de executar quase todos os tipos de instrumentos, sendo,inclusive, autor de vários cânticos. Era ventríloquo, organizou uma banda de instrumentos metálicos e cantou no coral da igreja metodista de Elgin, Ilinois. Também atuou como locutor quando chamava os grupos de dança para apresentação. Ele afirmava ser capaz de fazer um discurso eloquente sobre qualquer assunto, de improviso!
Os royalties das suas canções foram roubados e morreu na pobreza. Deixou uma frase que revela sua vida agitada e sua conversão: "Durante muitos anos estive tão ocupado que nunca tive tempo para Deus e de tão rico, achei que não precisava dEle. Deus teve que me fazer desacelerar e afastar de mim todo o sucesso, de tal maneira que Ele pudesse me falar sobre o lar celestial".
A primeira Harpa Cristã: No ano seguinte, 1922, sob a orientação editorial do Pastor Adriano Nobre, surge a 1ª edição da Harpa Cristã, com uma tiragem de 1.000 exemplares que foram distribuídos para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. Em 1923, no Rio de Janeiro, sai a 2ª edição da Harpa Cristã, já contando com 300 hinos e impresso nas Oficinas Irmãos Pagenti.
O Psaltério Pentecostal: Em Junho de 1931 foi lançado o Psaltério Pentecostal, para suprir a escassez de Harpa Cristã, tendo como editor responsável: Gunnar Vingren. Este hinário foi impresso pelo Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de Janeiro, 1931. Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström.
Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o Pastor Macalão no principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.